Já escrevi sobre viajar. Adooooooro. Mas prefiro viajar de mochila. Desde que fiz o caminho de Santiago, percebi o quanto é legal colocar um mochilão nas costas e sair pelo mundo. É maravilhoso sentir-se livre, sem "malas" pra carregar, arrastar.
Mas viajar de mochila é muito mais que simplesmente eliminar malas. É conseguir reduzir drasticamente a montanha de roupas e sapatos. Afinal, quem já conseguiu usar TODAS as roupas e TODOS os sapatos que se leva em uma viagem? É também conseguir evitar de comprar aquelas coisinhas para turistas que entopem nossa casa e fica juntando poeira, pois na mochila não cabe muita coisa. Mas, viajar de mochila é, acima de tudo, sentir alma leve!
Mas para melhorar ainda mais, que tal viajar sem roteiro definido? Uma beleza! Decidir o destino na hora de comprar o ticket do trem. Chegar numa cidade desconhecida, idioma desconhecido.... Tudo muito fácil.
Dica 01- Informações Turísticas: Assim que chegar numa nova localidade, procurar o atendimento ao turista. Todos os aeroportos, estações de trens, ônibos possuem informações turísticas. Nas cidades também existem locais. Alí se consegue local bacana para hospedar mochileiros. Afinal, mochileiro é sempre desprovido de recursos para hotéis caros.
Dica 02 - Hospedagem: Albergues, é claro. Se for baixa temporada, nem precisa fazer reserva com antecedência. Mas se for periodo de alta temporada, existem vários sites para fazer reservas, e funcionam direitinho. Vejam algumas dicas:
Depois darei mais dicas, pois o objetivo de hoje é falar do espírito mochileiro. Embora a maioria dos mochileiros do mundo sejam jovens, nada impede que nós, mais experientes, sejamos dessa tribo. Aliás, mochileiro é desprovido de preconceitos. É estar de coração aberto, permitir-se conhecer pessoas, lugares com seus proprios olhos e pernas. Coisa mais chata é viajar por meio de agências de turismo, onde se conhece apenas aquilo previamente formatado, lugares turísticos, restaurantes lotados.
Mochileiro compra comida em supermercado e aproveita pra dar uma espiadinha do modo de vida do lugar visitado. Prepara a comida na cozinha do albergue e aproveita para conhecer pessoas que estão cozinhando também. Troca idéias e sugestões enquanto cozinha, divide a mesa do jantar com algum desconhecido e dali alguns minutos já pode ser seu amigo.
Falar um inglês mais ou menos é fundamental! Quanto mais, melhor.
Mas mochileiro também desfruta de boa comida. Bons vinhos! E aproveita pra tirar umas fotos e mostrar para os amigos:
Mas mochileiro também desfruta de boa comida. Bons vinhos! E aproveita pra tirar umas fotos e mostrar para os amigos:
Ser mochileiro é uma arte. Imaginem a paciência para dobrar as roupas, encontrar um par de meias. Usar roupas amassadas. Mas descobre-se que ter muito é desnecessário, o excesso incomoda. Viver livre, leve e solto é descobrir a verdadeira essência da existência.
Enfim, apenas ser!
Até o proximo post.
Nenhum comentário:
Postar um comentário