Motivos

Compartilhar o que descobri e vivenciei pelo mundo. Contar as novidades que podem ser úteis para alguém, como dicas de viagens adquiridas por experiência pessoal. Dizer de viviências e transformações da alma. Às vezes filosofar um pouco.

terça-feira, 10 de abril de 2012

India

Olá gente

A India é surreal! Colorida, festiva, religiosa, barulhenta, silenciosa, mística. Também é um lindo colorido de tecidos, temperos, templos. País cheio de contrastes. Complexa demais para descrevê-la em um simples blog.  O trânsito, de tão caótico, chega a ser engraçado. Carros, tuc-tucs, riquixás, vacas, camelos, macacos e milhares de pessoas, tudo ao mesmo tempo nas ruas. Até parece que todos resolveram sair de casa ao mesmo tempo. Mas o caos nas ruas é também porque multidões de pessoas não tem casa, vivem espalhados pelas cidades. Entretanto, no meio desse caos, não vi stress, nervosismo, brigas. Um olhar tolerante paira nas relações humanas.A fé inabalável transcende as dificuldades. Por quanto tempo isso irá durar?



A India não é um país simples para fazer turismo. É importante informações, adotar algumas precauções. Existem alguns perigos, principlamente as mulheres. Ajuda pode ser obtida na internet, como por exemplo no blog http://www.indiagestao.blogspot

Eu fui junto com um grupo de brasileiros e tinhamos um guia turistico local. Visitei o norte, região chamada Rajastão. Na região existem castelos onde viveram os Marajás, diversos e maravilhosos templos.O forte comércio é destaque na cidade de Jaipur, conhecida como a cidade cor de rosa.

Homem com turbante típico do Rajastão - Noroeste da India
Pequena rua em Delhi
Mulheres no deserto do Thar - Rajastão
Visitei as cidades de Delhi, Jodphur, Jaipur, Pushkar, Agra (Taj Mahal).

Taj Mahal



A comida na Índia:

Picante, picante, saborosa, condimentada, muito bem elaborada, colorida. Adaptei-me muito bem com a pimenta. De café da manhã, uma variedade enorme, às vezes não conhecidas de nossos olhos e paladar. Na região onde fui, vários tipos de pães achatados e sem fermento, como o chapati, o naan, de farinha de trigo, que com manteiga ghee fica delicioso. Outro era  uma panqueca enorme, bem fininha e crocante, feita de arroz e recheada de batata cozida temperada com especiarias e bem picante. Sopa delentilha bem apimentada (dall) e o poori, que é uma batata soufle redondinha. Para acompanhar, chutneys diferentes, como de coentro, coco, tomate ou amendoim, lentilhas, feijões, batatas, legumes, picles e iogurte, o lassi, natural ou com sabor de manga (fruta simbolo da India), coco, enfim frutas locais.
Para almoço e jantar, a variedade é enorme: Frango, peixe, carneiro preparado de muitas maneiras e acompanhado de arroz basmati (aromatico, saboroso) ou pães do tipo naan. Vegetais preparados de muitas maneiras (na india existem muitos vegetarianos vegan, por motivo de religião ou mesmo opção de vida, talvez). E tudo muito, mas muito picante. Mas não só picante. Possui uma combinação incrível de especiarias.
 


Especiarias que são vendidas nas ruas



Religiões

Hinduismo é a religião mais praticada, seguida do Islamismo, Sikhismo, Jainismo, Budismo, Cristianismo e outras de menor expressão. É impossivel detalhar a diversidade de deuses, rituais, símbolos. Se quiseres melhorar o conhecimento, sugiro buscar outras fonte. Encontrei esse site onde se pode ter uma idéia: http://www.indiaconsulate.org.br/turismo/038.html

Algumas fotos da viágem à India podem ser acessadas aqui

Beijos e até o proximo post sobre Patagônia.


Um comentário:

  1. Sandra!! Que delícia!! Deve ter sido uma experiência maravilhosa!!! Me deu mais vontade ainda de conhecer a India!!! Um super abraço, Saudades de vc!

    ResponderExcluir