Motivos

Compartilhar o que descobri e vivenciei pelo mundo. Contar as novidades que podem ser úteis para alguém, como dicas de viagens adquiridas por experiência pessoal. Dizer de viviências e transformações da alma. Às vezes filosofar um pouco.

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Itália - Liguria

Ligúria é uma região da Itália, cuja capital é Genova. É um pedacinho estreito de terra à beira do Mediterrâneo. Pertence à Riviera Italiana.

Comecemos por Cinque Terre. São cinco pequenas cidades e distrito entre montanhas e à beira do Mediterrâneo. As cinco são Monterosso, Vernazza, Riomaggiore, Corniglia e Manarola. Todas possuem pequenos prédios coloridos e juntinhos.

Para visitar o local, a melhor dica é hospedar-se em Levanto, cidade próxima e mais barato. Procurem um Bed&Breakfast. 
A partir de Levanto é possivel circular pela região nos trens que passam em vários horários, às vezes até de meia em meia hora. Pode-se comprar o bilhete por um dia ou mais. Esse bilhete dá direito entrar no Parque Nacional e fazer trekking. Pode-se usar os trens quantas vezes quiser. Ou seja, é possivel andar a pé pelas montanhas, passando por plantações de oliveiras (a região é produtora de excelente azeite) e por plantações de uva.
Lá é produzido um vinho branco frizzante maravilhoso. E o melhor de tudo: Um vinho para sobremesa feito de forma artesanal, que é um verdadeiro nectar dos deuses, denominado sciacchetrà. A gastronomia é outro atrativo. Recomendo spaghetti alla vongole. Para sobremesa, panna cotta ai frutti di bosco. O prato mais típico é a focaccia.


Vernazza - Cinque Terre
Caminhando no meio das montanhas, pode-se ver o Mediterrâneo nesta belissima vista:

Um pouquinho difícil....


Às vezes um 392 degraus para chegar à cidade de Corniglia:




Se cansar, pode descer até a praia.. mas prepare-se, pode ser praia de nudismo:


Pela região, ainda existe a cidade de Porto Fino, um lugar de ricos, onde artistas e outros famosos possuem casa. Vale a pena pela beleza do lugar. É possivel pegar um trem pela manhã e voltar à tarde. Também existe uma abbazia di San Fruttuoso, onde se pode chegar de barco desde Camogli ou ir a pé pelas montanhas, com um boooommmm preparo físico. Mas o lugar vale a pena:


Mais fotos, acesse aqui.

até mais, com outras dicas.

bjs





Nenhum comentário:

Postar um comentário