Motivos

Compartilhar o que descobri e vivenciei pelo mundo. Contar as novidades que podem ser úteis para alguém, como dicas de viagens adquiridas por experiência pessoal. Dizer de viviências e transformações da alma. Às vezes filosofar um pouco.

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Itália - Umbria

A Úmbria fica na parte central da Itália. A formação montanhosa da região chama-se  apeninos (estudamos isso nas aulas de geografia geral, lembram-se?)  . É uma região selvagem com florestas, ursos e lobos. É também repleeeeta de cidades medievais. Como toda região da Itália, possui caraterística própria. Produz seus maravilhosos vinhos, como o Montefalco Sagrantino. Destaco a porchetta uma das comidas típica da região - porco desossado, temperado e recheado com ervas e assado como o nosso "porco no rolete". 

Para hospedagem, sugiro procurar um hotel "agriturismo".

Destaco na Úmbria a gruta de Frasassi. Sem palavras para descrever. Veja pelas fotos que busquei na net. Não tenho fotos minhas pois não é permitido tirar fotos dentro da gruta. São galerias imensas, stalactites e stalagmites enormes. Algumas já totalmente unidas como colunas grossas. Lindo e inesquecível passeio.


Na Úmbria estão diversas cidades famosas, como Perugia:


Assisi (de São Francisco de Assis):



Assisi - O prédio à direita é a basílica de São Francisco de Assis.


E Gubbio, toda de pedra, uma das cidades mais medievais da Itália:

Gubbio.



E diversos burgos (vilas medievais), com história e cultura em cada cantinho. Um visual lindo:



Mais fotos, podem ver clicando aqui

Abraços e até o proximo.

sábado, 22 de janeiro de 2011

Itália - Costa Amalfitana

A Itália é cheia de surpresas. Cada região possui sua particular característica. A Costa Amalfitana, mais ao Sul, é deslumbrante. O Mediterrâneo de um azul magnífico. Entre as montanhas e o mar existem diversas cidadezinhas românticas, especiais. A região fica um pouco abaixo de Nápoli, na região da Campagna. Enquanto o norte da Itália é industrializado, o Sul é mais campestre, com menos recursos.
Mas sem perder o charme característico da Itália e do litoral mediterrâneo.
Positano é uma cidade charmosa, romantica e famosa. Nos anos 50, artistas e outros famosos passaram as férias por ali. Com essa vista, quem resiste?




ALém de Positano, é imperdível passear pelas cidades próximas. Existe ônibus que circula entre as cidadezinhas:

Ravello:




Amalfi:


É lindo, mesmo embaixo de chuva:



Outro passeio imperdível é pegar um barco - existem muitas opções - e ir até a Ilha de Capri. 

A gastronomia é fantástica. Frutos do mar, pasta caseira. É o mais característico produto da região: O Limão. O limão da costa amalfitana tem aroma e sabor muito especiais. Alí é produzido licor de limão, famoso, delicioso, chamado limoncello. Veja que delícia:



Eis o limão. Lembra o limão siciliano que é encontrado no supermercado, por aqui. Mas a casca tem cheiro mais acentuado e o cheiro é adocicado.


Até o proximo post.

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Itália - Veneza


É um lugar onde o maior barato é se perder entre os corredores tortuosos e cheio de mistério. Se perder e se achar em um ir e vir constante. É por isso que a Itália é especial. Cada lugar é único. Mas adorei provar os Panzerotti. Minha principal dica é procurar pequenos lugares para comer. Fugir da multidão e tentar encontrar um lugarzinho pequeno como uma trattoria. Desfrutar do prato típico de Veneza: Risotto de aspargo. E beber um bello prosecco, que é produzido na região de Vêneto, região de veneza.

Os canais misteriosos:

Uma praça charmosa para desfrutar de um belo capuccino:



Ir até a Piazza San Marco:


E depois, caminhar, caminhar, se perder, se achar....

Mais fotos, clique aqui.

beijos e até mais.

Itália - Liguria

Ligúria é uma região da Itália, cuja capital é Genova. É um pedacinho estreito de terra à beira do Mediterrâneo. Pertence à Riviera Italiana.

Comecemos por Cinque Terre. São cinco pequenas cidades e distrito entre montanhas e à beira do Mediterrâneo. As cinco são Monterosso, Vernazza, Riomaggiore, Corniglia e Manarola. Todas possuem pequenos prédios coloridos e juntinhos.

Para visitar o local, a melhor dica é hospedar-se em Levanto, cidade próxima e mais barato. Procurem um Bed&Breakfast. 
A partir de Levanto é possivel circular pela região nos trens que passam em vários horários, às vezes até de meia em meia hora. Pode-se comprar o bilhete por um dia ou mais. Esse bilhete dá direito entrar no Parque Nacional e fazer trekking. Pode-se usar os trens quantas vezes quiser. Ou seja, é possivel andar a pé pelas montanhas, passando por plantações de oliveiras (a região é produtora de excelente azeite) e por plantações de uva.
Lá é produzido um vinho branco frizzante maravilhoso. E o melhor de tudo: Um vinho para sobremesa feito de forma artesanal, que é um verdadeiro nectar dos deuses, denominado sciacchetrà. A gastronomia é outro atrativo. Recomendo spaghetti alla vongole. Para sobremesa, panna cotta ai frutti di bosco. O prato mais típico é a focaccia.


Vernazza - Cinque Terre
Caminhando no meio das montanhas, pode-se ver o Mediterrâneo nesta belissima vista:

Um pouquinho difícil....


Às vezes um 392 degraus para chegar à cidade de Corniglia:




Se cansar, pode descer até a praia.. mas prepare-se, pode ser praia de nudismo:


Pela região, ainda existe a cidade de Porto Fino, um lugar de ricos, onde artistas e outros famosos possuem casa. Vale a pena pela beleza do lugar. É possivel pegar um trem pela manhã e voltar à tarde. Também existe uma abbazia di San Fruttuoso, onde se pode chegar de barco desde Camogli ou ir a pé pelas montanhas, com um boooommmm preparo físico. Mas o lugar vale a pena:


Mais fotos, acesse aqui.

até mais, com outras dicas.

bjs





terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Itália - Toscana

Apreciadores de vinhos, esse é o lugar!!! Mas a Toscana não é somente uma das melhores regiões produtoras de vinhos do mundo. Belas paisagens, cidades medievais, excelente gastronomia. Aproveitem para provar a famosa bisteca fiorentina.

Imaginem pequenas vilas (borgos) sobre colina, cercado por muros antigos, com belas adegas, pequeninos restaurantes.


O ideal é alugar um carro e circular pelas cidades próximas a Firenze. Hospedar-se em Bed & Breakfast em alguma cidade pequena na região é mais barato. Como este Vila de Soto:



Bed&Breakfast

Vizinhança do B&B:



Firenze (Florença) merece ser observada cuidadosamente, cada esquina é arte, cultura e história. A Galeria Degli Ufficio, é uma galeria de arte muito importante. Mas prepare-se para ficar algum tempo na fila. Aproveite para tomar um "bello gelato".

Davi de Michelangelo:



Castelo da familia Medici:


Um giro pela Ponte Vecchia:


Na Toscana existem tantas cidades para visitar, temos Siena e praça onde ocorrre o famoso Palio (corrida de cavalos):



É imperdível a cidade de San Gimignano e suas treze torrres:



Monterrigione, pequeno e simpático borgo:



Com janelas floridas:

E como viajar é aproveitar tudo, o melhor da Toscana são os vinhos. Procurem pela Rota dos Chianti, visitem as cidades que produzem os melhores vinhos, como Montepulciano. E Montalcino, onde é produzido o Brunello di Montalcino, um dos mais famosos vinhos do mundo:

Perambular pelos pequenos burgos e ver artesanato como esta ceramica:


A Toscana não é só Florença.... É muito mais!

Até a próxima!



segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Itália - Roma.

Considero a Itália minha segunda nação. Lá eu me sinto em casa. Conheço diversos lugares. É impressionante um país tão pequeno em território e com tanta diversidade cultural, histórica, gastronômica,  artística, geografica e muito, mas muiiiito mais.
A cada dia irei descrevendo as regiões que conheço. É díficil escrever de uma só vez. Nem sei por onde começar... norte, sul, leste, oeste (?)... é, acho que tenho que começar pela cidade mais especial do mundo: Roma! 
Roma é uma cidade que não tem comparação. Podemos comparar Londres, Paris, Viena...Mas Roma é única.
Imaginem andar em torno do coliseu sobre pedras por onde os romanos passavam...



Passar sob o Arco de Constantino - Aquele que admitiu o cristianismo como religião oficial dos romanos...
Ver as ruinas do Tribunal de Tibério:


Entrar no Panteão de Agripa, edificio construído no periodo Romano e em perfeita conservação, é surreal:



A loba da lenda de Romulo e Remo:




O Vaticano:



O Museu do Vaticano:




Jogar uma moedinha na Fontana di Trevi, desejando voltar a Roma:



Perambular pelas ruas, comer arancini (bolinhos de arroz que lembra muito a nossa deliciosa coxinha). Entrar em uma igreja a cada 100 metros e descobrir dentro delas uma belissima obra de arte, como a estátua de Moisés de Michelangelo:





Andar pelas ruas de bairros medievais, com iluminação amarelada, pequenas Tratorias (pequenos restaurantes) à luz de lampiões é como retornar no tempo... e romântico também! Apreciar a gastronomia, um belo prato de fetuccine a Alfredo, Fetuccine a Carbonara e... na sobremesa: Tiramissú!
Beijos e até mais!

sábado, 8 de janeiro de 2011

Saia pelo Mundo!

Nos proximos posts farei uma retrospectiva de minhas últimas viagens. Iniciemos pela França. Primeiro, Paris!
Paris é um mito. Tooooodo mundo que conheço deseja ir a Paris. Realmente é uma linda cidade. Passear pela Avenida Champs-Élysées.

Champs Élysées Avenue
Ver pessoas almoçando em pleno sol de meio dia. Na Europa os restaurantes colocam mesas nas calçadas (no verão, é claro) prá aproveitar o sol que é uma delícia. Nossa referência de sol ao meio dia é algo pra fugir imediatamente para um ambiente fechado e com ar condicionado. Mas lá é super agradável ficar sob o sol.






Caminhar até o Arco do Triunfo.



Depois passear às margens do Rio Sena. Uma vez tive uma crise de choro (acho que era TPM) caminhando às margens do Sena. Pensei: Que lugar mais chic para ficar "down" (rsrrsrs)

Rio Sena

E ir ao Louvre. Aliás, prá mim é o melhor programa em Paris. Fico um dia inteiro caminhando pelo Museu. è tanta informação que fico até um pouco abobada. A galeria dos pintores italianos renascentistas é algo transcendental! Mona Lisa é fichinha. Coisinha mais insignificante. O bom mesmo é ver diveeeersos quadros do Leonardo da Vinci, Veronese, Bellini, Michelangelo, Rafaelo. Fico horas olhando os detalhes. Foi ali que compreendi o porquê que são famosos. Causa uma emoção tão grande. Eu choro.
Eu e Mona Lisa. Foto tirada por um japonês. Eu pensava que japoneses eram bons em fotografia...eheheheh


Louvre. Essa pirâmide invertida aparece no filme Código da Vinci.

Bem, o Louvre é muito mais que pinturas. As esculturas, as escavações antigas de todas as partes do mundo.

Por exemplo:


Vênus de Milo

Mas Paris não é só Museus. Tem o tradicional bairro Quartier Latin com simpáticas ruazinhas cheias de restaurantes. Não se esqueça de desfrutar um delicioso creme brulée na sobremesa. Ahh.. de como entrada, uma sopa de cebola. Almocei na rua Saint Severin.
Outro lugar legal para passear é a "place de la Bastille". Tem restaurantes bem legais por alí. Jantei um pato delicioso com molho de fava (tipo feijões), uma tacinha de vinho tinto. Tocava musica do Chico Buarque, aquela "Apesar de você".... "amanhã ha de ser outro dia"..."ai que vida boa, ô lê lê...".
Mas eu também vi a Paris de Victor Hugo. Mendigos, miséria. Vi um mendigo bêbado, com uma garrafa de vinho na mão. Pensei: Até os mendigos são chics, se embebedam de vinho francês. Nossos mendigos bebem cachaça em garrafa de plástico!
Tentei ir para Rouen, mas não deu certo. Acordei super cedo, peguei metro e fui até a Gare (estação) St. Lazare, onde saiam os trens para aquela cidade. Havia tanta gente, mas tanta gente correndo pra todo lado, com uma pressa impossivel de acompanhar. Os trabalhadores indo ao trabalho. Uma loucura. Paris de verdade. 

Mas não dá prá esquecer o mais tradicional Cartão Postal de Paris:



Torre Eifel.

A França não é só Paris. Fui ao Sul da França, na Provence. Cidades de Arles (onde o Van Gogh ficou internado num manicômio) e Aix-en-Provence (onde Cezanne).



Campos de Lavanda - Essa foto peguei na internet.. Pois a lavanda floresce nos meses de junho;julho

Mais ao Sul, fui a Nice, cidade do litoral mediterrâneo. Lugar lindo.




Conheci também a cidade de Reims (região produtora do verdadeiro Champagne), onde pude desfrutar do melhor champagne que já provei na vida. É super fácil ir até essa cidade, fica uns 40 minutos de Paris. É possivel pegar um trem em Paris pela manhã e retornar à tarde.

Fui à cidade de Strasbourg, que fica proximo a Alemanha. Linda cidade. Fiquei num albergue super legal.






Em todas as cidades hospedei-me em albergues. Alguns bons, outros nem tanto. Sempre viajo em periodos de baixa temporada. È mais fácil conseguiur hospedagem sem fazer reservas. É só ir na Informação Turística e pedir indicações de hospedagem. Toda estação de trens possui. É claro, nas cidades maiores.

Até o proximo post.

Au revoir!