Motivos

Compartilhar o que descobri e vivenciei pelo mundo. Contar as novidades que podem ser úteis para alguém, como dicas de viagens adquiridas por experiência pessoal. Dizer de viviências e transformações da alma. Às vezes filosofar um pouco.

sábado, 17 de dezembro de 2011

Bolivia

Olá gente,

Preciso atualizar todas as novidades dos ultimos meses... antes que eu viaje novamente! ;)
Fiquei encantada com a beleza da Bolívia, que está tão pertinho de nós. E é um país tão diferente. Minha primeira experiência surreal foi descer do avião no aeroporto de La Paz. Altitude de 4.200m acima do nivel do mar. Caminhando para passar pela imigração, senti tontura, parecia estar flutuando.Os batimentos cardíacos estavam tão acelerados como numa corrida de velocidade... mas eu só dava alguns passos lentos, abobados. E isso era o "soroche" ou mal da altitude.
Chegando no hotel, tinha que subir 4 andares... e todos, sem exceção, sente uma dificuldade imensa... falta de ar, coração acelerado... Mas aos poucos o corpo se adapta um pouco. Chá de coca ajuda. Mascar a folha da coca, também. Dei razão para os jogadores de futebol, coitados.
Ficamos no hotel Rosario de La Paz. O restaurante do hotel era maravilhoso.

La Paz!




La Paz é grande e caótica, mas a parte antiga é bem interessante. A rua das Bruxas ou "calle de las brujas" é um local estranho para nossos olhar. Artigos religiosos, velas, incensos, amuletos, chás, porções mágicas, defumadores. E o mais incrível, o feto de llamas. Dizem que as llamas abortam naturalmente por alguma razão biológica. Os fetos são recolhidos e servem para os trabalhos de oferentas à "pachamama", mãe terra.



Proximo a La Paz ficam o sítio arqueológico do Império indígenaTiwanaku, que você pode ler mais aqui. Vale a pena a visita no local que fica a 72km de La Paz.





Puerta del Sol


Copacabana!

É uma cidade antiga à beira do lago Titicaca. Possui uma basílica dedicada à Nossa Senhora de Copacabana, local de peregrinações religiosas. FIcamos no hotel Rosario Del Lago, muito legal.
De Copacabana saimos de barco para trekking na ilha do Sol, que fica no meio do lago Titicaca. Imaginem caminhar sobre a ilha que está a 4.200m acima do nivel do mar. Os efeitos da altitude determina paciência.

Chola - Mulher usando traje típico com roupas coloridas e chapéu coco.




Ilha do Sol

Fomos no mês Julho, quando clima é seco e frio. As paisagens encantam. O povo é simples, muito simples, mas muito atencioso.

Proximo post ainda será mais Bolívia.
Até mais.



sábado, 19 de novembro de 2011

À deriva...

Olá pessoal,


Estou numa fase de desconstrução. À deriva. Observando o continente e desfrutando o balanço tranquilo das ondas da vida. Enquanto isso, planejo meu próximo ano.
E nos intervalos de planejamentos, vou compartilhando minhas experiências de viagem. Aliás, estive pensando que o objetivo inicial e principal deste blog não era relatos de viagem. Queria ter um ambiente onde pudesse reunir meus amigos espalhados pelo mundo, para trocar idéias e conhecimento. Mas diversas pessoas me pedem dicas viagens, fotos dos lugares que visito. Então não posso deixar de postar essas experiências. Nos proximos posts teremos Perú e Bolivia, conforme já prometido.
Abraços e até breve.


terça-feira, 27 de setembro de 2011

Itália - Sicilia - Gastronomia!

Olá pessoal....

Sicilia é tudo de bom!!! E, além do que já vimos no último post, agora falemos da gastronomia.

Primeiro,  café da manhã. Por ser um lugar que faz calor, para inciar o dia existe a Granitta al caffè e brioche. É um sorvete com café quente e chantili  que se come com um delicioso brioche quentinho... A granitta pode ser também em outros sabores (amêndoas, limão, frutas vermelhas, menta, chocolate).
   
Granita de café

 
Granita de amêndoa com brioche












Spaghetti alle sarde
A Sicilia possui a típica gastronomia mediterrânea, com muito peixe e frutos do mar. Considerando grande diversidade de povos que habitaram ali, tem influência diversificada, principlamente dos gregos e árabes e romanos . O que varia um pouco de cada região do mediterrâneo, é a preparação, com os ingredientes típicos da região.  Por exemplo pasta com sardinhas e também pasta à la Norma (feito com beringela, tomates). A caponata (beringela, uva passa, cebola, pimentão).
Caponata.

Também os peixes (atum, peixe espada, sardinhas), demais frutos do mar tudo muito fresco.

Para um lanchinho básico, provem arancine (bolinho frito feito de arroz e recheio de carne moída com ervilhas ou de presunto e queijo. Delícia!!!


Arancine


Típico e famoso é o limão - que conhecemos aqui como limao siciliano. Mas o que é produzido lá, pela combinação de solo e clima, possui sabor único, particular.

Para acompanhar tudo isso, vinhos!!! Os da Sicília possui sabor muito particular. Seco e mineral. Lá que entendi o que é um vinho de sabor acentuadamente mineral.... principalmente os produzidos na região em torno do Etna (vulcão ainda em atividade que postei fotos no post anterior).

E ainda tem as sobremesas e os sorvetes. Típicas são as feitas com amendoas, pistaches, laranjas, limões. E a famosa cassata italiana (sim, é daqui!!!), sorvete com frutinhas cristalizadas. Mas o meu preferido é sorvete de pistache. Quem resiste?



É claro que Sicília é muito mais. Eu postei aqui apenas aquilo que provei. E pretendo voltar um dia prá desfrutar mais da bela ilha.

E nos posts, teremos Peru e Bolivia!!!!

beijos e até mais.

domingo, 25 de setembro de 2011

Itália - Sicília!!!





Olá gente!!!
Pouco a pouco vou atualizando o blog com as últimas novidades. Atualmente estou numa fase de incubação das próximas atividades. E estou adorando ficar uns dias à deriva, observando o mundo e planejando. Enquanto isso, vou contando tudo das últimas viagens e experiências. Meu blog está com cara de blog de viagens.... mas não era essa a minha intenção. Quero também compartilhar experiências de vida. Mas tenho tido preguiça de escrever. E tenho tantos lugares  que já fui e ainda não postei, que fico só contando das viagens e nunca termino... ;). Ainda bem!!! eheheheh
Em junho fui na Sicília Este é um ótimo período, pois ainda é baixa estação e já é verão. Posso garantir que o melhor banho de mar que fiz foi no mar da Sicília. Perfeito!!!
Fiquei numa cidadezinha charmosa chamada Taormina. Prá chegar até lá eu e meu amigo italiano pegamos um vôo de Milão até Catania. Depois alugamos um carro fomos até Taormina. O carro foi útil para circular pela Ilha, visitar cidades e ir até o famoso e excitante vulcão ETNA!!!
Taormina é uma cidadezinha charmosa e chic. Um pouco cara, mas vale a pena aproveitar os excelentes restaurantes e passear pelos ruelas.


 
Taormina possui um antigo teatro grego, com algumas alterações no período romano



O poderoso vulcão Etna, ainda em atividade.


E no topo, seria tudo branco de gelo (3.300 metros), mas observem que a camada de gelo está coberta por cinzas de uma recente erupção (cerca de 2 semanas antes):



Água transparente e levemente fria, mas agradável:



Fomos até o Vale dos Templos, em Agrigento. O vale dos templos é um sitio arqueológico que abriga templos gregos, dedicados aos deuses e deusas gregas, tais como Zeus, Atena, Hercule, Hera. Estão alinhados entre leste e oeste. Que grandiosidade!!! A gente se sente tão pequeno diante da imensião de arte,cultura, história, arquitetura:





No próximo post, a gastronomia siciliana!

beijos

domingo, 18 de setembro de 2011

Itália - Dolomitas!!

Olá,

As Dolomitas, cadeia de montanhas nos Alpes, ao nordeste da Itália e próximo a Áustria. Patrimonio da Humanidade pela Unesco. Possui particular beleza que é o colorido das rochas, principalmente no por-do-sol. Diversas pequenas cidades no meio das montanhas. Bolzano é uma cidade maior e com tanta coisa pra ver e desfrutar.



Fotos "falam" mais que palavras.....


 



Paisagens de primavera...

 E pratica de trekking! Perfeito!

E chegar no topo da montanha é muiiiiiito bom!!!


Além de ser uma região perfeita pra paticar montanhismo, trekking, etc.... desfruta-se também de boa comida típica (hummmm.. delícia), vinhos, produtos derivados leite (yogurtes, queijos).

Como o clima é instavel, quando não é possivel caminhar nas infinitas trilhas, temos a opção de passear pelas pequenas cidades no meio das montanhas, apreciar os bares e cafeterias...tudo bem comer bastante, pois depois é só subir uma montanhazinha básica!!!

Até com uma chuvinha básica, de guarda chuva, pode-se fazer as trilhas....



...respirar ar puro!!!



beijos até o proximo!

sábado, 13 de agosto de 2011

Caminho de Santiago - Quanto custa?




Olá Pessoal.

Depois de muitas semanas longe de todos, estou de volta! E cheia de novidades! Primeiro quero encerrar o assunto pendente: Quanto custa fazer o Caminho? 
Eu observei o quanto eu gastava por dia no Caminho. Assim, dá prá fazer previsão do quanto seria necessário, dependendo dos dias em que você ficará por lá.

As principais despesas são Albergues e comida. No Caminho Francês, os albergues custam entre 5 e 10 Euros, dependendo da qualidade, se é privado ou público. Há também alguns que recebem apenas donativos. Mas são poucos. Assim, considere que irá gastar o valor acima.
A comida é muito particular, depende da fome do sujeito. Normalmente a gente não almoça num restaurante, come somente um lanche ou bocadillos ou tortillas (como já expliquei aqui). e custa uns 5 Euros uma porção.
Para o Jantar, o mais em conta é cozinhar nos albergues. Mais barato ainda é juntar com mais alguém e cozinhar junto, com direito a vinho! Em média se gasta 5 Euros. Mas se resolver comer num restaurante, pode-se encontrar o Menú peregrino (primeiro prato - pasta, paella, tortilla, salada. Segundo prato -Carne com alguma verdura ou batata frita. Acompanha pão, água, vinho e sobremesa). O preço médio do menu peregrino é 10 Euros.
Café da manhã: Entre 3 e 5 Euros, nos Bares, com direito a Café ou café com leite, torrada ou croisant, manteiga ou geléia.
Mais algum gasto com frutas, chocolates, pães, lanches, cafés, etc...

Assim, se gasta por dia entre 20 e 30 Euros.

Acrescente-se a isso, as despesas para chegar ao caminho, que já disse aqui.
Qualquer dúvida, perguntem-me.

Beijos e até o proximo com novidades da Itália!

quarta-feira, 13 de julho de 2011

Caminho de Santiago - O que levar

Levar o estritamente essencial! O mínimo possivel. Aqui informo minha experiência. As necessidades são tão particulares!



Mochila - pode-se buscar em sites especializados na internet.
Pochete para carregar passaporte, cartões, dinheiro (é muito mais prático)
Saco de dormir (procurar o mais leve possivel - existem até de 500gramas)
1 par de tenis ou botas impermeáveis
3 Calças (tecido leve, tipo tactel, nylon, pois são leves e secam rápido) - com possibilidade de transformar em short para os dias de calor. Calças jeans NÃO são apropriadas.
2 camisetas de manga curta
2 camisetas de manga comprida
3 pares de meias especiais para trekking ou hiking
2 pares de meias finas (para mulheres, meias soquetes de seda)
1 toalha pequena com bom poder de absorção (especial para mochileiros)
1 par de sandalias (havaianas ou similares) Existem pessoas que preferem papetes, pois é melhor para usar com meias à noite, quando pode estar um pouco frio.
luvas
Chapéu ou boné
Óculos de sol
Capa de chuva tipo anorak que também protege do vento
casaco leve (tipo fleece que é mais quentinho) - quando digo leve é quanto ao peso.


Material de higiene (sabonete, creme dental, escova dentes)
Dica: Não leve um frasco inteiro de shampoo e condicionador. Coloque em frascos menores, o suficiente para o periodo do caminho....se acabar, pode comprar lá.

Remédios - consultar seu médico.

Equipamentos:
Lanterna
Bastões ou cajado. Ajudam nos trechos difíceis do caminho.



Os itens sugeridos podem ser localizados em sites especializados em trekking ou esporte de aventura. Aqui no Brasil existem poucas lojas especializadas nesse tipo de equipamento. Na Europa existem muitas opções e com preço excelente!!! Caso seja possivel, o ideal seria comprar tudo por lá. Ficar um dia em Madrid ou Paris e buscar uma loja onde podes encontrar tudo que precisa.



beijos e até o ´proximo.

quarta-feira, 6 de julho de 2011

Caminho de Santiago - Como chegar

Olá!

Vou postar algumas dicas sobre o Caminho, baseadas unicamente em minha experiência. Se estiveres preparando para fazer o caminho, sugiro consultar os diversos sites especializados no assunto.
O caminho pode ser feito por partes, dependendo do tempo que cada um dispõe. Pode-se fazer alguns quilometros ou muiiiitos quilometros. Assim, o como chegar depende de onde começar. Mas para o caminho mais tradicional (Caminho Francês)  o caminhante que possuir 30 dias ou mais, pode caminhar desde Saint Jean Pied Port (sul da França) até Santiago de Compostela, o que totalizam aproximadamente 800km. Muitas pessoas iniciam em Roncesvalles, Pamplona, Burgos ou León ( todas cidades Espanholas).


Então, para chegar até Saint Jean Pied Port:

1 - Desde Madrid - Espanha:

Pegar um trem (mais rápido - 3 horas - e mais caro) ou ônibus (mais barato - 5 horas) até Pamplona. Pesquisar horários e preços nos sites: Trens: http://www.renfe.com/  e ônibus: http://www.alsa.es/portal/site/Alsa
De Pamplona existe um ônibus até Roncesvalles (verificar horários antes, pois podem mudar dependendo do periodo do ano).
De Roncesvalles até Saint Jean, os peregrinos vão de taxi. Pode-se pegar um taxi desde Pamplona até Sain Jean. Se estas sozinho, procure outros peregrinos na Estação de trens ou de ônibus, para didivir o taxi, pois sempre existem outros peregrinos na mesma situação. O taxi desde Pámplona a Saint Jean custa cerca de 90 Euros.

Pode-se também ir de avião desde Madrid até Pamplona. Pesquisar em sites espacializados ou consultar um agente de viagens.

2 - Desde Paris - França:

De trem até Saint Jean, pesquisar nos sites especializados. http://sncf.com/en_EN/flash/
De Avião até Biarritz e depois de trem até Saint Jean ou ônibus até Saint Jean.

Bem, qualquer dúvida, perguntem-me.

Para saber mais:


até mais.

segunda-feira, 4 de julho de 2011

Voltei!!

Ufa!!!!
Retorno a casa depois do três meses viajando!! Gostaria de ter podido postar as novidades em tempo real, mas não foi possível.  Por enquanto a mochila e as botas descansam...e assim posso escrever com calma:




Nos próximos posts quero atualizar tudo, colocar o papo em dia!! Enquanto isso, fico em casa, de pernas pro ar!!! Ohhhhh vida boa!



Primeiro, vou concluir as informações do Caminho de Santiago, com dicas do que levar, melhor período, como chegar e o mais perguntado: quanto custa!
Depois conto alguma coisa de Portugal e finalmente e sempre, a bella Itália!!!
Beijos e até breve.

quinta-feira, 2 de junho de 2011

Comidas do Caminho

Olá pessoal

Já comentei aqui sobre a dificuldade de encontrar grande variedade de comida que um brasileiro precisa. rsrsrsrsr.
Depois de enjoar de bocadillos, como este:

Tortillas:


Em todo bar so encontrava esse menu:


Depois, na Galicia, melhorou um pouco mais, e pude provar especialidades da região, como em Melide, o famoso Pulpo a galega:
E o pão Galego também é famoso:


Pedir um café expresso e ganhar um complementro:


E às vezes encontrar um pedacinho do Brasil:

Nos bares, à noite, existe as tapas espanholas que são pequenas porções de comida, como a nossa comidinha de boteco, sempre para acompanhar alguma bebida.

até o proximo com mais fotos

domingo, 29 de maio de 2011

Viajante profissional!

Ola pessoal,

Concluído o Caminho, inicio uma nova etapa, agora não mais de peregrina, mas de viajante. Minha nova profissão: Viajante profissional!!! Uns dias antes, quando me perguntavam qual meu trabalho no Brasil, eu respondia: Não faço nada! Era bem divertido observar a cara de espanto do povo...eheheheh. Porém, agora sei qual minha nova proffissão: Sou viajante porfissional.

Estou em Lisboa e consegui um computador onde posso postar as fotos prometidas. Ohhhh, é tão bom escrever num teclado onde posso localizar todos os acentos e pontos do nosso bom português.

Tenho tantas informações ainda do Caminho, que quero aos poucos separando as fotos por temas, para ficar mais facil.

Assim, inicio hoje com algumas fotos curiosas:

1 - Botas de peregrinos no Albergue - Imaginem o cheiro disso!



Bicicleta peregrina, em frente a Catedral.  Devem estar cansadas:


Peregrinos em frente a Catedral...é uma sensação de paz misturada com vazio, pois acabou a atividade de caminhar...e agora, voltar a vida normal, o que é muito chato, às vezes.

Olhem esse:

Então, nos próximos dias teremos mais fotos, pois agora tenho condições de postagem.

até o próximo!!! E breve!!

terça-feira, 24 de maio de 2011

Santiago!

Olá xente!!!

Xente eh em Galego, o dialeto da Galicia, região de Santiago de Compostela. Aqui dizem que que o galego eh o Espanhol falado sem pelos na língua. E bem diferente a maneira como eles falam, uma mistura de espanhol com português com som de Portugal. A grafia de muitas palavras também e diferente.
Cheguei!!! Hoje não caminho mais! Confesso que sinto falta de pegar minha mochila e sair em frente. E essa sensação de saudade e comum a todos!
Chegar a Santiago e frustrante! Rsrsrs... Pois o melhor e o dia a dia do caminho. O espirito peregrino! Chegar significa finalizar, terminar uma etapa.
Mas também tem a parte boa: vencer o desafio, aquietar a mente. O olhar dos peregrinos aqui em Santiago eh de uma profunda PAZ!!!

Fotos? Assim que puder, posto as fotos!!

Ate a próxima.

sexta-feira, 20 de maio de 2011

Chegando...

Olaaaaa....

Quando estamos nos aproximando de Santiago, caminhando  os últimos kilometros, nos últimos momentos da vida de peregrino, todos vão ficando silenciosos... Uma quietude no olhar, serenidade. Mas isso só ocorre com aqueles que andaram por muitos dias. Alguns que iniciaram somente há alguns dias ainda estão barulhentos... Os demais peregrinos de verdade possuem um silencio na alma!

Cheguei em Santiago!! Parece cachorro que persegue um carro e quando alcança não sabe o que faz!!! Rsrsrsrs

Eu estou igual ao Forrest Gump, aquele filme do Tom Hanks. O personagem não parava de correr! Eu não consigo parar de caminhar! Rsrsrs
Decidi andar mais um pouco ate Finisterre, são mais 89km ate o litoral, lugar mais a oeste da Europa, onde as antigas civilizações acreditavam ser o fim da terra. Depois conto essa lenda!
Por enquanto estou postando do iPhone e por isso não tenho fotos. Mas depois divulgo as imagens!!
Abraços a todos
E ate o próximo post!!!!

quarta-feira, 11 de maio de 2011

Pessoas do Caminho

Olá pessoal!!!

A vida e o caminho continuam!!! Aqui no Caminho me surpreende a quantidade de jovens que faz o Caminho. E claro que tem gente pra todo gosto!! Eheheh

Uma das melhores coisas e praticar idiomas! Tenho conversado tanto em inglês, espanhol e italiano. Se falasse alemão,seria perfeito!
A maioria dos estrangeiros e da Alemanha. Em segundo são os franceses. Mas há pessoas do mundo inteiro, como Coreia do Sul, Japão, Austrália,Holanda, Canada... Enfim, lugares que as vezes pensamos que só existem na Tv!! Eheheh...

E todos nos tentando nos adaptar a vida na Espanha, pois afinal são muitos dias na mesma região. A primeira coisa estranha e o horário de funcionamento das coisas.

Os horários aqui na Espanha são muito diferentes.
As lojas fecham a tarde, entre 14h e 17h, para a "siesta". O inicio e  variável, entre 10h a 11h da manha. Cada um abre o comércio conforme vontade própria e não pela necessidade do consumidor. Enquanto o mundo trabalha, a Espanha dorme.
Restaurantes começam a servir o almoço depois das 13:30h ate 16:30h. Jantar somente depois das 21h. Se estiver num restaurante as 8:55h e pedir se já podes jantar, nem adianta tentar, nem se consegue entrar!
Isso e terrível para os peregrinos, pois imaginem encontrar tudo fechado num horário inimaginável para nos!

sábado, 7 de maio de 2011

Bares do Caminho

Olá!

Esses dias eu reclamei da comida aqui na Espanha, que não agüentava mais comer bocadillos (pão seco com alguma coisa dentro - presunto, queijo, tomate, ovo - mas só uma coisa) ou tortillas (ovo com batata). Mas em matéria de bebidas' ahhhhhh.... Tenho o dever de dizer que na Espanha e' maravilhoso! Independente do tamanho da cidade, vila, pueblo, a Espanha SEMPRE tem um excelente bar e cafeteria.
Os bares sempre vendem vinho em taças. E' possível tomar excelentes vinhos e baratinhos. Uma taça de vinho e' mais barato que uma coca-cola. E muito mais chique tomar uma taça de vinho do que um refrigerante. E incrível, podes escolher o vinho e eles abrem na hora e te vendem só uma tacinha!
Descobri outra coisa legal. Sempre observava em bares uma placa: "Hay limonada". Nem dava bola, pois imaginem se vou tomar limonada aqui, com tantos vinhos bons e baratos! Mas, gente, descobri que essa tal limonada, na verdade e um tipo de sangria, aquela que conhecemos no Brasil. Mas sem os pedaços de fruta, só a mistura de vinho e sucos de fruta. Maravilhoso!
Impressionante o preço de vinhos por aqui. Um bom vinho custa uns 4 euros. Um ótimo vinho, uns 6 euros (preço de supermercado, e' claro!).

Pra comer, se em cidades maiores, temos as tapas( pequenas porções de albina coisa- croquetes, fatia de pizza, queijos, embutidos em geral).

Ate o próximo.


O

sexta-feira, 6 de maio de 2011

Caminhar no caminho.

Olá,

Hoje completei 32 dias no Caminho de Santiago. Muitas pessoas consegue fazer o caminho todo nesse período ou ate menos. Mas eu tempo tempo para caminhar mais lentamente e desfrutar um pouco mais.
Observei que nosso cérebro nos condiciona a pensar de modo massificado. Existe uma pressa embutida em tudo que fazemos. Parece que o objetivo e concluir, terminar, chegar! Aqui no Caminho temos que cuidar muito para que o ato de caminhar seja simplesmente CAMINHAR!
Vejo tantas pessoas preocupadas em chegar! Ora, se queres chegar rápido, va de avião!
Gente! E tão bom curtir o passo a passo do dia a dia. Ter tempo de desfrutar das paisagens e das pessoas.
Hoje, por exemplo, trecho entre Rabanal del Camino e El Acebo, foi uma maravilha! Tive tempo de conhecer pessoas quando parava nos pueblos pra tomar café. E tempo pra caminhar sozinha pelas montanhas e desfrutar das flores que desabrocham em tantas cores e formas. Observar as montanhas coloridas pela primavera e sentir intensamente que o tempo e' relativo! Como e bom poder sentir, perceber detalhes que me passaria despercebido se estivesse preocupada em apenas chegar em algum lugar.
Portanto, viajar não e ir, e sentir o momento. Ao viver o agora e possível fundir-se ao local e permitir a transformação da alma.
Daqui pra frente inicia uma parte muito bonita do Caminho. E. Cada dia um trecho diferente e pessoas diferentes.

Assim que puder, postarei fotos desta parte.

Beijos e ate mais.

segunda-feira, 2 de maio de 2011

Em Leon!

Olá pessoal!

Hoje decidi dar uma pausa e ficar mais um dia em Leon. Vou ficar num Hostal. Necessito de um quarto só pra mim. Preciso dormir, pois depois de muitos dias caminhando e dormindo em arbergues, preciso de descanso. Alem disso, esta chovendo desde ontem e com temperatura entre 5 e 17 graus.
Esta um pouco estranho andar pela cidade sem mochila. Parece que minha mochila faz parte do corpo.
Um dos grandes aprendizados do caminho e' o desprendimento com coisas. Afinal, tudo que preciso esta dentro da mochila. Ate que gostaria de ter mais opções de roupas, calcados ou acessórios. Ate um perfumezinho as vezes e bem legal. Mas isso pesa demais! Então tudo que não for de primeiríssima necessidade, e supérfluo.
Quando estamos entre peregrinos ou nos pequenos pueblos, funciona bem. Afinal peregrinos são todos parecidos. E uma tribo a margem.
O choque maior e quando transitamos pelas cidades, misturando-se as pessoas bem vestidas, maquiadas. Peregrinos são aqueles que esta fora do mundo normal.
Uma coisa em comum entre os peregrinos: todos estão aqui para dar um tempo na vida lá fora. Independente de credos, religião, origem. Pessoas de todos os cantos do mundo ( se e' que o mundo tem canto) estão por aqui!
Inclusive nos, os brazucas. 10 entre 10 pessoas me perguntam se estou no Caminho por causa do livro do Paulo Coelho. Claro que não, nunca li o livro.
As necessidades de peregrinos também mudam: comer e encontrar algo para comer passa a ser essencial, pois nem sempre encontramos locais para comprar comidas nos lugares pequenos.
O curioso e quando estamos nas cidades maiores, salta-nos aos olhos tudo que lembra possibilidade de comprar comida: supermercados, padarias, frutarias, etc
Afinal, nossas necessidades básicas para viver são: comer, dormir, banho (de vez em quando... Rsrsrs), e necessidades biológicas!!!
Ate o próximo post.

sexta-feira, 29 de abril de 2011

Fotos

Hoje consegui postar algumas fotos.  Depois de 25 dias andando todos os dias, meu corpo esta bem acostumado, nao tenho dores e consigo caminhar alegremente. Que maravilha!!!


O caminho é todo sinalizado com setas amarelas, seja nas cidades ou no campo.



E lá vou eu.....

Abraços
ate o proximo post