Motivos

Compartilhar o que descobri e vivenciei pelo mundo. Contar as novidades que podem ser úteis para alguém, como dicas de viagens adquiridas por experiência pessoal. Dizer de viviências e transformações da alma. Às vezes filosofar um pouco.

sábado, 17 de dezembro de 2011

Bolivia

Olá gente,

Preciso atualizar todas as novidades dos ultimos meses... antes que eu viaje novamente! ;)
Fiquei encantada com a beleza da Bolívia, que está tão pertinho de nós. E é um país tão diferente. Minha primeira experiência surreal foi descer do avião no aeroporto de La Paz. Altitude de 4.200m acima do nivel do mar. Caminhando para passar pela imigração, senti tontura, parecia estar flutuando.Os batimentos cardíacos estavam tão acelerados como numa corrida de velocidade... mas eu só dava alguns passos lentos, abobados. E isso era o "soroche" ou mal da altitude.
Chegando no hotel, tinha que subir 4 andares... e todos, sem exceção, sente uma dificuldade imensa... falta de ar, coração acelerado... Mas aos poucos o corpo se adapta um pouco. Chá de coca ajuda. Mascar a folha da coca, também. Dei razão para os jogadores de futebol, coitados.
Ficamos no hotel Rosario de La Paz. O restaurante do hotel era maravilhoso.

La Paz!




La Paz é grande e caótica, mas a parte antiga é bem interessante. A rua das Bruxas ou "calle de las brujas" é um local estranho para nossos olhar. Artigos religiosos, velas, incensos, amuletos, chás, porções mágicas, defumadores. E o mais incrível, o feto de llamas. Dizem que as llamas abortam naturalmente por alguma razão biológica. Os fetos são recolhidos e servem para os trabalhos de oferentas à "pachamama", mãe terra.



Proximo a La Paz ficam o sítio arqueológico do Império indígenaTiwanaku, que você pode ler mais aqui. Vale a pena a visita no local que fica a 72km de La Paz.





Puerta del Sol


Copacabana!

É uma cidade antiga à beira do lago Titicaca. Possui uma basílica dedicada à Nossa Senhora de Copacabana, local de peregrinações religiosas. FIcamos no hotel Rosario Del Lago, muito legal.
De Copacabana saimos de barco para trekking na ilha do Sol, que fica no meio do lago Titicaca. Imaginem caminhar sobre a ilha que está a 4.200m acima do nivel do mar. Os efeitos da altitude determina paciência.

Chola - Mulher usando traje típico com roupas coloridas e chapéu coco.




Ilha do Sol

Fomos no mês Julho, quando clima é seco e frio. As paisagens encantam. O povo é simples, muito simples, mas muito atencioso.

Proximo post ainda será mais Bolívia.
Até mais.